REDES SOCIAIS

Blog

28.09 0
COMENTÁRIO(S)

CARBONO ZERO

A Certificação PRIMA representa uma atitude de cidadania planetária e um instrumento voluntário para a construção de uma Sociedade de Baixo Carbono.

A maioria dos renomados membros da Comunidade Científica Internacional desenvolve avançados estudos acerca de um dos maiores problemas ambientais na atualidade, o aquecimento global. Muitos entendem a sustentabilidade como o único caminho a seguir para promover um modelo de vida com segurança socioambiental local, regional e planetária.

A iniciativa de LENINE em fazer o seu novo trabalho ‘CARBONO ZERO’ renova o entusiasmo da ciência da conservação ambiental, dos seus admiradores e dos cidadãos que buscam a melhoria da qualidade de vida.

Ainda não é comum encontrar artistas que se preocupam e assumem o papel de partícipes na preservação ambiental. LENINE cumpre a metodologia e recebe a Certificação ‘neutro em carbono’ sendo outorgado com o SELO PRIMA.

Na prática, são identificados os dados referentes às emissões de GEE – Gases do Efeito Estufa, tais como o transporte terrestre e aéreo da sua equipe e banda, o consumo de energia elétrica com locação de estúdios e hospedagens, a geração de resíduos orgânicos, o uso de geradores, etc..

A seguir, a equipe PRIMA calcula a quantidade de Carbono e o número de árvores a serem plantadas. As árvores, nativas da Mata Atlântica, são plantadas em uma APP – Área de Preservação Permanente, pois precisam de vinte anos para realizar a fotossíntese necessária incorporando o carbono em sua biomassa.

Espécies nativas de manguezais também garantem o sequestro de GEE da atmosfera e, portanto podem ser utilizadas em projetos de plantio para a neutralização de carbono. Lenine em geral tem interesse em associar o seu trabalho voluntário de preservação ambiental participando efetivamente do plantio de espécies desse bioma, pois faz parte da sua história de vida. A importância da recuperação deste ecossistema é vital para o equilíbrio da biodiversidade, em especial dos seres que dependem desse berçário natural para sobreviver, tais como crustáceos e peixes.

Outra ação importante é o compromisso assumido com a Educação Ambiental e a Eficiência Energética na realização dos seus próximos shows, turnês, dvd’s, etc..

Portanto, podemos acreditar que é possível haver mudanças em direção à sustentabilidade. Lenine assume a liderança em colaborar na construção de uma sociedade de baixo carbono recebendo o título por desenvolver esse projeto que apresenta um novo modelo no combate aos problemas sociais resultantes da degradação ambiental.

Ricardo Harduim
Contato: harduim@prima.org.br

DEIXE SEU COMENTÁRIO
Comentário

0 COMENTÁRIO(S)