REDES SOCIAIS

Blog

12.11 2
COMENTÁRIO(S)

Lenine apresenta: Projeto Cantautores

Captura de Tela 2013-11-08 às 11.18.33

Tido como um dos principais representantes dos “cantautores” brasileiros, Lenine comanda a primeira edição do projeto que apresenta o trabalho autoral de jovens músicos como Carlos Posada, César Lacerda, Paulo Monarco e Tó Brandileone. O espetáculo acontece nos dias 12 e 13 de novembro na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, com uma pequena e inicial mostra do cenário musical contemporâneo, marcado pela diversidade de estilos, gêneros, técnicas e abordagens. “É a oportunidade que me ofereceram de mostrar um pouco de “muitos” que conheci – e venho conhecendo – ao longo de minhas viagens. Estamos cercados de grandes talentos, só precisamos olhar para o lado!”, explica Lenine.

Neologismo criado a partir das palavras cantor + autor, “cantautor” é o termo usado para designar o trabalho de compositores que também se dividem na função de intérpretes de suas músicas. Nesse time entram Bob Dylan, Bruce Springsteen, Caetano Veloso, Chico Buarque, Chico César, Elton John, Gilberto Gil, João Bosco, Maria Gadú, Mosca, Zélia Duncan e Lenine, que ressalta a importância da canção em seu formato mais essencial. “Esses compositores cantantes são figuras históricas fundamentais, como os trovadores e os repentistas. Esses artistas saíam de vila em vila com um instrumento rústico cantando as composições que eles faziam, como repórteres de sua época. Acho que é o que eu faço. A música, as palavras e a relação entre ambas: qualquer pessoa que canta o que compõe é um cantautor”, define.

O fato do cantor e compositor Carlos Posada ter nascido na Suécia é mero detalhe. De alma brasileiríssima, seu primeiro trabalho, “Posada”, vem carregado de sonoridades nacionais – mas que, na verdade, poderiam ter sido criadas em qualquer parte do planeta. Já César Lacerda apresenta as composições de seu recém-lançado disco de estreia, “Porquê da voz”, composto exclusivamente por canções próprias, algumas delas escritas com os parceiros Brisa Marques, Luiz Gabriel Lopes, Luiza Brina e Numa Ciro.

“No palco, sou muito mais feliz”, diz o cantautor Paulo Monarco que prepara repertório com base no EP “Malabares com Farinha”, além de novas composições escritas em parceria com Zeca Baleiro, Celso Viáfora e Dandara. E para finalizar, temos Tó Brandileone, que também integra o projeto “5 a Seco” e vem transitando entre suas canções, composição de trilhas originais para cinema e teatro, turnês internacionais, produção, arranjos e direção musical de inúmeros projetos.

INFORMAÇÕES GERAIS

DATAS: 12/11 e 13/11

HORÁRIOS: Terça – 21h e Quarta – 21h

LOCAL: Teatro de Câmara

Cidade das Artes
Av. das Américas, 5300, Barra da Tijuca
Rio de Janeiro – RJ
CEP: 22793-080

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: 12 anos

INGRESSOS: Ticket for Fun

#Lenine30

#comemória

DEIXE SEU COMENTÁRIO
Comentário

2 COMENTÁRIO(S)
Berenice

E em que estado fica esse tal de teatro de câmara? Abraço em todo mundo por aí!

3 anos atrás

Leomária Mendes Sobrinho

Canta autor

3 anos atrás