REDES SOCIAIS

Blog

19.11 6
COMENTÁRIO(S)

Lenine comanda mutirão de replantio em mangue na Baía de Guanabara, em Guapimirim

lenine_socioambientais_672

Área de preservação ambiental é conhecida como “berço da vida” da baía e foi escolhida para receber a ação “Carbonear”

Projeto neutraliza o impacto ambiental da produção de seu último disco, Carbono, e tem certificação do selo PRIMA

Mudas de mata atlântica serão replantadas no dia 23 de novembro, segunda-feira, na APA de Guapimirim, numa parceria entre o projeto Carbono, do cantautor Lenine, e o projeto Uçá, da ONG Guardiões do Mar. Administrada pelo Instituto Chico Mendes (ICMbio), a região é conhecida como berço da vida da Baía de Guanabara.

“O manguezal é onde a vida e a morte andam de mãos dadas. É onde se cria, onde o podre gera nova vida, onde grande parte de uma fauna marinha vem pra desovar, pra se alimentar. É o berço de tudo e é fundamental a gente entender esse bioma, porque ele está acabando” – explica Lenine, que batizou a iniciativa de “Carbonear”, em referência ao seu último projeto musical, Carbono. A ideia é realizar o plantio para neutralizar o impacto ambiental da produção do álbum, e ainda incentivar uma corrente do bem com o plantio de mudas pelo público. O cálculo foi feito pelo PRIMA (Projeto de Reflorestamento Integrado da Mata Atlântica).

Além de cantor e compositor reconhecido internacionalmente, vencedor de cinco Grammys latino e diversos prêmios pelo Brasil e pelo mundo, Lenine é estudioso de botânica e colecionador de orquídeas. Sua simbiose com o mar e a floresta vêm da época do ginásio, sobretudo quando começou a mergulhar ao lado de Cesar Coelho – que seria, mais tarde, um dos fundadores do Tamar – projeto de proteção às tartarugas marinhas.

Ao longo de seus 32 anos de carreira, Lenine se engajou como colaborador de grupos como o SOS Mata Atlântica, Witness (ao lado do músico e defensor dos direitos humanos Peter Gabriel), Rain Forest Alliance, ONU, WWF, Projeto Albatroz Brasil, Orquestra Sinfônica Heliópolis, Movimento Pró Criança, Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Cese), campanha Ser Diferente é Normal, Instituto Metasocial, entre outros.

Natural de Recife, Pernambuco, Lenine tem uma relação íntima com o Mangue. Vivendo no Rio há mais três décadas, o artista é um apaixonado defensor dos biomas locais. “As pessoas não têm a mínima noção de que dentro da Baía de Guanabara, dessa ‘boca banguela’, que dependendo do lugar onde se vê tudo está poluído, ainda tem um bolsão como esse. É fundamental a gente preservar isso” – diz o cantautor, que percorreu as cinco regiões brasileiras em 2013 conhecendo os trabalhos de mais de 70 ONGs. A empreitada rendeu o livro “Encontros Socioambientais com Lenine: Música e Sustentabilidade numa só nota” – cujo conteúdo está disponível também no site  www.encontrossocioambientais.com.br

Sobre o Projeto Uçá

O Projeto que tem o nome do Caranguejo Uçá que habita no Mangue, já reflorestou  8,7 hectares (87.000 m2) de mangue e está trabalhando para reflorestar 9,0 hectares (90.000 m²). O reflorestamento é feito através de parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), através da APA de Guapi-Mirim, e da Estação Ecológica da Guanabara. A parcerias incluem ainda a Estação Ecológica de Carijós em Florianópolis, onde um trabalho de educação ambiental preventiva está sendo realizado naquela cidade além de parceria com a  Cooperativa Manguezal Fluminense, dentre outras.

O Projeto Uçá também leva Educação Ambiental a escolas em oito  municípios da bacia contribuinte da Baia de Guanabara:  Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Magé, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu, Petrópolis e Teresópolis. Também atua com pesquisas de costões rochosos na Baía de Guanabara acompanhando o desenvolvimento das espécies.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
Comentário

6 COMENTÁRIO(S)
Lourdes Lezo

Que ação mais linda... É simples assim...

2 anos atrás

Marcos Fabiano

Parabéns pela ação mesclada com arte! Foi uma união muito feliz essa ideia do plantio estar ligada com o álbum! Sou fundador de uma iniciativa de plantio urbano chamada "Planta na Rua RJ", postei na nossa página do facebook sua iniciativa! Parabéns companheiro!

2 anos atrás

João Rodrigo Brito

Quero ir, contatos por favor?

2 anos atrás

Meg

Parabéns! Você está plantando um mundo melhor para todos nós e para as crianças do futuro! grata!

2 anos atrás

Thiago Quadros

Olá, tenho um projeto que iniciei a pouco tempo juntamente com minha empresa de tecnologia de nome Sementes Criativas. O projeto visa inicialmente em minhas propriedades o plantio e cultivo de diversas espécies. Temos a intensão de produzir derivados dessas espécies para comercialização, geração de emprego e renda local de cultivo orgânico. Caso seja de interesse, entre em contato com a gente. Forte abraço e sucesso!

2 anos atrás

Laura Butcher Camargo

Genial ! Simples e genial ! Obrigada por tudo de bom que você dá para nós Laura

2 anos atrás