REDES SOCIAIS

Blog

14.01 0
COMENTÁRIO(S)

Lenine na série de regravações do livro “Aula de Samba”

O recém lançado livro “Aula de samba”, assinado por Maria Lucia Rangel e Tino Freitas, com ilustrações de Ziraldo, rememora fatos e personagens de nossa história por meio de versos que empolgaram desfiles de carnaval cariocas. Vem acompanhado com um cd de sambas-enredo (lançado originalmente pela gravadora Biscoito Fino), com participação especial de Lenine cantando o belo samba “Onde o Brasil aprendeu a liberdade”, composto por Martinho da Vila em 1972 para a sua Vila Isabel: “Bom Nassau já foi embora, fez-se a revolução”, diz a letra sobre a Batalha dos Guararapes (1648).

Chico Buarque, Maria Rita, Dona Ivone Lara, Zélia Duncan e outros artistas também regravaram canções sobre a abolição da escravatura, a Inconfidência Mineira, a Guerra de Canudos, o Dia do Fico e o fim da monarquia, entre outros fatos históricos, além de personagens como Tiradentes, Getúlio Vargas, dom Pedro I, José Bonifácio, Castro Alves, Aleijadinho e José do Patrocínio.

Aula de samba não é daqueles livrinhos tatibitates para crianças. Bem avisa Martinho Filho, herdeiro de Martinho da Vila e idealizador do projeto, no prefácio: ele e as irmãs davam show em história e geografia nos boletins graças ao LP organizado pelo pai, uma coletânea de clássicos carnavalescos povoada de heróis, datas e fatos históricos. Batucada sempre foi melhor do que decoreba…

Clique aqui para saber mais.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
Comentário

0 COMENTÁRIO(S)