REDES SOCIAIS

Blog

25.07 3
COMENTÁRIO(S)

Lenine para despertar as ideias

Lenine é um dos indicados na categoria Melhor Cantor do 2º Prêmio Contigo! MPB FM de Música

Essa semana a Revista Contigo fez uma reportagem sugerindo à princesa Kate Middleton e ao príncipe William ouvir algumas músicas de Lenine para se inspirar para escolher o nome do bebê real, nascido no dia 22 de julho.

O texto ficou super divertido e falava da habilidade do cantor em citar os mais diversos tipos de nomes em suas músicas, como por exemplo em “Leão do Norte”, onde ele usa o folclore nordestino como ponto de partida e cita artistas regionais:

“Eu sou Mateus e Bastião do Boi Bumbá / Sou o boneco do Mestre Vitalino / Dançando uma ciranda em Itamaracá / Eu sou um verso de Carlos Pena Filho / Num frevo de Capiba / Ao som da orquestra armorial / Sou Capibaribe / Num livro de João Cabral”.

Ou então em “Lá e cá”, onde algumas personalidades da Bahia e do Rio de Janeiro misturam-se:

“João, Benjor, Cartola da Viola, Gil, Velô / Coquejo, Alcyvando / Chico, Ciro, Osmar, Dodô / Geraldos e Ederaldos / Elton, Candeia e Xangô / Rufino, Aldir, Patinhas da Vila, Ismael, Melô”.

Outra citada foi “Tubi Tupy” onde o compositor adentra ainda mais a cultura brasileira ao citar aspectos e personagens indígenas:

“O meu nome é Tupy Gaykuru / Meu nome é Peri / De Ceci / Eu sou neto de Caramuru / Sou Galdino, Juruna e Raoni”

E, se as canções anteriores não forem o suficiente, “Todas Elas juntas Num Só Ser” tem mais de 100 nomes em sua composição! Ao contrário do que o título sugere, são citados tanto mulheres como homens.

“Não canto mais Babete nem Domingas, nem Xica nem Tereza, de Ben Jor; nem Drão nem Flora, do baiano Gil, nem Ana nem Luiza, do maior; já não homenageio Januária, Joana, Ana, Bárbara de Chico; nem Yoko, a nipônica de Lennon, nem a cabocla de Tinoco e de Tonico.”

Ufa, e a lista não parou por aí, na reportagem você poderá encontrar mais algumas canções repletas de inspiração. Confira:

http://contigo.abril.com.br/noticias/listas/5-musicas-de-lenine-com-ideias-de-nomes-para-o-bebe-real

PRÊMIO CONTIGO!

Você sabia que Lenine é um dos indicados na categoria Melhor Cantor do 2º Prêmio Contigo! MPB FM de Música?

O evento acontece no dia 19 de agosto. Ainda dá tempo de votar! Clique para ver todos os indicados e vote no seu favorito!

DEIXE SEU COMENTÁRIO
Comentário

3 COMENTÁRIO(S)
Rairo Rodrigues

Vida inteligente em Pernambuco para o mundo.

3 anos atrás

Sibelle Lessa

Amei demais essa materia, cheguei a me arrepiar quando vi que Katy e Willians ganharam o CD para "despertar as ideias".. O meu amigo, colocou o nome do filho Raony, como diz na musica Tubi Tupy, realmente ligado a nome indígena como vem dos avos dele. Grande Lenine, que venham mais musicas para nossos ouvidos!

3 anos atrás

WENDELL VILELA DE FREITAS

Pra mim, um dos maiores dentro dos seus trinta anos de carreira! Ouvir tomando cerveja em casa, com amigos, e tentando decifrar suas canções, não tem igual.

2 anos atrás