REDES SOCIAIS

Blog

10.03 14
COMENTÁRIO(S)

Lenine percorre projetos socioambientais pelo Brasil com shows especiais

Música e sustentabilidade numa só nota

Dia 13 de março, Lenine dá início a uma turnê para conhecer a história de projetos socioambientais pelo Brasil em encontros com as comunidades, gestores, técnicos e, claro, para fazer o que mais gosta: música.

Os “Encontros Socioambientais com Lenine – Música e Sustentabilidade numa só nota” percorrem as 5 regiões do país, começando pelo projeto “Floresta Sustentável” na Praia do Forte, Bahia.

Serão dois dias de ações em cada destino. No primeiro dia o cantor visita o projeto anfitrião. O segundo dia começa com Lenine conhecendo a história dos vários projetos da região, assim como seus representantes e parceiros locais e termina em um show gratuito onde Lenine revisita seu repertório para mostrá-lo ao público de uma maneira intimista, no formato voz e violão. “É a oportunidade de conhecer a canção despida e sem subterfúgios, da maneira como foi concebida”, explica.

A primeira tour socioambiental de Lenine tem precedentes. O compositor é colaborador de grupos como o Witness (ao lado do músico e defensor dos direitos humanos Peter Gabriel), Rain Forest Alliance, SOS Mata Atlântica, WWF, Projeto Albatroz Brasil, Orquestra Sinfônica Heliópolis, campanha Ser Diferente é Normal, do Instituto Metasocial, entre outros projetos. Ainda no ginásio Lenine começou a mergulhar com um colega chamado Cesar Coelho – que se tornaria um dos fundadores do Tamar e aproximaria o músico do projeto de proteção às tartarugas marinhas. “Acompanho tudo desde o começo, faço alguns vídeos promocionais e tenho uma certa culpa pela associação do Tamar com a música. Todo final de semana tem show nos principais polos do projeto, ideia maravilhosa do Guy Marcovaldi, totalmente apoiada por mim e por vários músicos”.

Muito além de cada organização, Lenine conta que sua motivação são as pessoas. “Com o Sebastião Campello, por exemplo, já são 20 anos de admiração e parceria. Eu fiz parte do Movimento Pró Criança, no Recife e hoje eles estão sendo homenageados pela ONU e pelo Governo Brasileiro entre as instituições nacionais que mais vêm contribuindo para os objetivos de desenvolvimento do milênio. Recentemente também participei das comemorações pelos 40 anos da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Cese), em Salvador”, relembra.

Desde as primeiras composições, as questões sociais e ambientais estão presentes. Em Na Pressão tem “Relampiano” (Cadê neném? Tá vendendo drops no sinal prá alguém) e “Rua da Passagem” (Todo mundo tem direito a vida / Todo mundo tem direito igual), além de “Candeeiro Encantado”, do álbum O Dia em que Faremos Contato. Em Falange Canibal, Lenine indaga em “Ecos do ão”: “Mas se nós temos planos e eles são o fim da fome e da difamação, por que não pô-los logo em ação?”. Só no disco Olho de Peixe tem “O último por do sol” (A onda ainda quebra na praia / Espumas se misturam com o vento), “Miragem do porto” e “A gandaia das ondas”. Mas nunca a natureza entrou na sua música de forma tão sorrateira quanto em Chão, em turnê pelo Brasil. Ao ouvir uma canção gravada em seu estúdio, ele percebeu que havia sido registrado também o canto afinado de um canário belga. Decidiu assumir o som na gravação, assim como é possível ouvir o coro de cigarras na Urca e outros tantos ruídos do seu cotidiano.

Show LENINE – Turnê “Música e Sustentabilidade numa só nota”

Data: 13 de Março de 2014
Horário: 19h
Local: Praça da Igreja
Cidade: Praia do Forte (BA)
Classificação: Livre

Próximas datas:

18 e 19 de março: “Orquestra Jovem” e “Tecendo uma Rede de Cidadania” em Contagem e Nova Lima, Minas Gerais
26 e 27 de março: “Centro de Referência de Esporte Educacional”, em Rio Grande, Rio Grande do Sul
2 e 3 de abril: “Mantas do Brasil” em Santos, São Paulo
9 e 10 de abril: “Pé de Pincha” e “Bois Vermelho e Azul” em Parintins, Amazônia
15 e 16 de abril: “Caranguejo Uça” e “Projeto Diferentes Talentos” em São Gonçalo e Rio do Ouro, Rio de Janeiro
18 e 19 de abril: “Pesca Solidária” em Jericoacoara, Ceará
23 e 24 de abril: “Meros” em São Mateus, Espírito Santo
2 e 3 de maio: “Bichos do Pantanal”, em Cáceres, Mato Grosso
7 e 8 de maio: “Encauchados” em Rio Branco, Acre
3 e 4 de junho: “Comunidade Produção e Renda” em São Luis, Maranhão
6 e 7 de junho: “Cerrado Vivo” em Goianésia, Goiás

Instagram3

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO
Comentário

14 COMENTÁRIO(S)
Maria Carolina Lemos

Se o Rio do Ouro que eu tô pensando é em Niterói, vou nesse e no de São Gonçalo! hehehe dois shows do meu ídolo em dois dias seguidos, isso que eu chamo de sorte.

3 anos atrás

Sérgio Estima

Parabéns pela iniciativa, este projeto será um grande aliado as ações socioambientais. Abraços, nos vemos em Rio Grande/RS.

3 anos atrás

Alexandre Augusto

To la dia 19 contagem . abraços lenine !!

3 anos atrás

Luciene Nunes

Tenho um filho de 8 anos que adora Lenine, toda vez que pedimos uma música ele prontamente coloca "Na Pressão" acho excelente essa influência, e com a relação com o engajamento socioambiental me orgulho mais ainda de artistas que honram o trabalho com atitudes tão positivas.

3 anos atrás

rafaela

Vem pra Fortaleza Lenine!

3 anos atrás

bianka

Quando vc vai vir há João pessoa -paraiba em Lenine?

3 anos atrás

Crislaine

lindo projeto!

3 anos atrás

Cristina Dalia Maia Aguiar

Parabéns pela iniciativa, Lenine. Só senti pena que pelo o que observei PE não consta na programação. Deus te abençoe e te dê cada vez mais lucidez e inspiração. PS: sou aquela moça que te ajudou a abrir o portão do prédio onde moram seus queridos pais. Te admiro muito. Não pára tá? Beijo no coração meu leão!

3 anos atrás

Júnia

Uma oportunidade sem igual Lenine em Contagem/MG. Com certeza estarei no Espaço Popular para aproveitar este momento....

3 anos atrás

Mônica Freire

Além de todo o talento, esta iniciativa maravilhosa. Minha admiração só aumenta a cada dia. Estamos te esperando de braços abertos em nossa bela Jeri. OBAAAA!!!!

3 anos atrás

Aline Mascarenhas

Como queria estar em Jeri nesta data!!! Vem pra Fortaleza também!!!

3 anos atrás

solange

bom dia Por favor esclareçam a data da vinda de Lenine para Mato Grosso, pois o site dele diz uma coisa, os blogs locais dizem outra. Como tem muita gente se mobilizando neste imenso estado, gostaríamos que vocês dissessem qual a data correta. Nós aqui em Mato Grosso estamos com muita ansiedade pra este encontro com Lenine. Sua musica, suas ideias convergem com muitos sonhos. Grata, Solange

3 anos atrás

Equipe Lenine

Olá Solange, os Encontros Socioambientais em Mato Grosso acontecem nos dias 12 e 13 de abril. Sendo o encontro musical com a comunidade (show do Lenine) no dia 12, às 18 horas na Praça de Eventos da Sematur. Qualquer dúvida nos escreva. Um abraço, equipe Lenine.

3 anos atrás

Luciene

Estou encantada com essa iniciativa, moro no Estado do Acre, um dos últimos destinos do cantor. Até aqui ele terá muita história boa pra nos contar. O público jovem desse estado precisa conhecer melhor a boa música brasileira e também se engajar mais em projetos socioambientais. Essa será uma boa oportunidade para que isso aconteça, mas infelizmente a divulgação desse acontecimento está ruim por aqui. Estou ansiosa para ouvi-lo.

3 anos atrás