REDES SOCIAIS

Blog

02.09 1
COMENTÁRIO(S)

“Não cheguei sozinho”: Eysemberg Silva (Berg)

berg_baixa

Ele veio do Recife para o Rio com a Nação Zumbi, nos anos 90. Aos 27 anos de carreira, Eysemberg Silva, o Berg, é o cara que cuida de todo o rider do palco (instrumentos e equipamentos), além da montagem do cenário dos shows de Lenine há 17 anos. E dá conta das trocas e afinações de instrumentos durante as apresentações. Em Carbono, são 20. Estamos falando do antigo montador ou diretor técnico – profissional conhecido hoje como roadie. 

Berg entrou para a equipe do galego em 1998, durante a turnê “O dia em que faremos contato”. Ele havia retornado ao Recife para trabalhar em um festival, após a morte do amigo Chico Science. É o técnico mais antigo na turma, que ganhou recentemente o apelido de “Pai Berg da Bahia” do colega Henrique Vilhena, depois de resolver, como num passe de mandinga, um perrengue daqueles num show em Salvador. “Foi um desentendimento técnico entre equipes. Quando cheguei, já conhecia todo mundo, aí tudo ficou resolvido” – diverte-se. 

Carbono é um grande reencontro para Eysemberg: é a primeira parceria de Lenine com Nação, tanto no estúdio quanto no palco. Entusiasmado, ele fala sobre a química do projeto: 

– São vários gêneros diferentes, mas se olhar de perto, na referência percussiva da Rumpilezz você encontra a alfaia da Nação. As duas são totalmente do terreiro. Temos também Suzano, Malta, que são referências pra mim, referências na obra de Lenine e estarão todos juntos. 

Berg conta que o mapa de palco Projeto Carbono no Rock in Rio já está praticamente pronto para os 49 músicos em cena. Perrengue? Que nada. “Quando comecei, a gente viajava até no baú do caminhão” – lembra o profissional, que acabou se tornando, também, um empreendedor da área e hoje comanda a Stage Punch, que cuida da direção técnica de grandes eventos pelo país.  

DEIXE SEU COMENTÁRIO
Comentário

1 COMENTÁRIO(S)
Sibelle Lessa

Maravilha, vilha vilha....!!!!! Oh saudade da calma, da energia do show do meu muso amor!

2 anos atrás