setembro . 2016

Discografia | The Bridge – Lenine e Martin Fondse Orchestra Live at Bimhuis

Amsterdam

Sejam pontes conotativas ou as denominadas sobre o Rio Capibaribe, em Recife, ou o Amstel, em Amsterdã, a música “A Ponte” – parceria de Lenine e Lula Queiroga – dá título ao projeto The Brigde, que reuniu Lenine e a orquestra do maestro holandês Martin Fondse. Depois de rodar o Brasil e o mundo, “The Bridge: Lenine & Martin Fondse Live at Bimhuis” vira um pack de DVD e CD (lançado em outubro via Coqueiro Verde) e especial no Canal Brasil, com exibição exclusiva e inédita programada para o dia 24/9, sábado, como parte da comemoração de aniversário de 18 anos do canal, que também inclui making of e outros vídeos ao longo da programação. A direção é de Flora Pimentel, ao lado de Gustavo Tolhuizen, e coprodução do Canal Brasil e do selo de Lenine, Casa 9.

Gravado no Bimhuis, importante templo do jazz e da música contemporânea em Amsterdã, o show tem 17 músicas com novos arranjos que ampliam e reforçam a linguagem universal da obra de Lenine. “Nós criamos pontes entre a música brasileira e a europeia – tocamos em grandes festivais como o North Sea Jazz (NL) e Summerstage (EUA), em apresentações que rodaram pelo Brasil, Holanda, Áustria, Alemanha, Portugal e Estados Unidos. Ainda juntamos músicos de países como Turquia, Noruega, Holanda, Dinamarca e Alemanha na nossa orquestra. Esse DVD é um documento precioso dessa jornada musical dos últimos três anos”, destaca Martin Fondse.

Os dois insulares de nascimento se conheceram por intermédio de Wim Westerveld, diretor do “Music Meeting”, festival que reúne todos os anos milhares de pessoas na cidade holandesa de Nijmegen. A ligação entre eles foi tão grande que em 15 minutos chegaram à conclusão de que precisavam fazer alguma coisa juntos, e a partir daí pensaram no que seria o “The Bridge”. Lenine reforça o caráter de parceria e liberdade: “o estímulo foi através das minhas composições, mas isso fez com que o Martin também criasse outros arranjos em cima dessas minhas músicas. O espetáculo foi todo criado assim, a dois”. Com uma orquestra formada por sete músicos, e pilotada por Martin ao piano, “The Bridge” apresenta novas versões para canções como “Jack Soul Brasileiro”, “Paciência”, “Hoje Eu Quero Sair Só”, “Do It”, “A Ponte”, “Leão do Norte”, e outras que fazem parte do mais recente projeto, “Carbono”, como “A Causa e o Pó” e “O Universo na Cabeça do Alfinete”.

Martin Fondse Orchestra 

Martin Fondse é um dos compositores mais requisitados da cena europeia na atualidade. No currículo do atual diretor artístico da Dutch National Youth Jazz Orchestra, constam diversos prêmios internacionais, entre eles o Edison Award (melhor álbum de jazz de 2012), além de parcerias com nomes como Basement Jaxx, Terry Bozzio, Peter Erskine, Doudou N´Diaye Rose e Pat Metheny. A Martin Fondse Orchestra é formada por um prestigiado conjunto de músicos europeus como Dirk-Peter Kölsch (Alemanha) na bateria, Eric van der Westen (Holanda) no baixo, Mete Erker (Holanda) no saxofone e clarone, Irma Kort (Holanda) no oboé, Søren Siegumfeldt (Dinamarca) como tenor saxofone, Annie Tangberg (Noruega) no violoncelo e Vera van der Bie e Herman van Haaren (Holanda) no violino. Todos sob o comando de Martin ao piano.