agosto . 2014

Encontros Socioambientais – Goianésia (GO)

Goianésia

A experiência veio antes da consciência para Thiago Neves. Quando era criança, o hoje técnico em Meio Ambiente do projeto Verde Vida conheceu e começou a amar o cerrado com os pais, em acampamentos que eles promoviam. Neles, o casal falava “sobre as maravilhas da natureza, de um rio sadio, de um fruto nativo apanhado no pé e da beleza de se observar os bichos”. Ali definia seu destino. Mais tarde, Thiago até tentou seguir outro rumo na carreira, com a profissão de cabelereiro, mas desistiu para se dedicar exclusivamente à area ambiental.

– Logo de cara me tornei um ambientalista que lutou e luta pela preservação do Rio das Almas, que corta a cidade de Ceres – lembra Thiago, de 33 anos. – Em 2009 comecei a desenvolver projetos de educação ambiental que visavam a preservação do cerrado, por ele ser berço das águas e também porque naquele período o cerrado estava sendo devastado pela monocultura. Vi a minha região ser transformada de cerrado pra cana.

A partir dali, ele seguiu trabalhando em diversas iniciativas ( Lenine diz que “Thiago movimenta todos os projetos da região de Goianesia”), entre elas o Verde Vida:

– Como eu, ele adora orquídeas. Ele está fazendo um orquidário lá – conta Lenine. – Ele sacou algo que eu sempre estive atento. Quando as árvores mais antigas caem, os ecossistemas na copa morrem. Ele organizou grupos para que fossem à cata desse manancial botânico, em beneficio do próprio parque. E também trabalha com soluções como um galinheiro circular, no qual as galinhas são criadas como se fossem gado, e um sistema de fossas secas, com tijolo, casca de coco e bananeiras, um filtro natural poderoso que protege os lençóis freáticos.

Projeto Anfitrião:
Verde Vida

O projeto Verde Vida promove a recuperação de áreas degradadas (por queimadas, desmatamento e pecuária extensiva) do cerrado no Assentamento Vitória, em Goianésia, propondo sistemas alternativos de uso do solo e da água, com a participação da comunidade.

Próxima história

Lenine celebra os 35 anos de carreira de Elba Ramalho

Mais em Goianésia