novembro . 2013

LENINE APRESENTA: PROJETO CANTAUTORES

Rio de Janeiro, RJ

Estamos cercados de grandes talentos, só precisamos olhar para o lado!

Tido como um dos principais representantes dos “cantautores” brasileiros, Lenine comandou a primeira edição do projeto que apresenta o trabalho autoral de jovens músicos como Carlos Posada, César Lacerda, Paulo Monarco e Tó Brandileone. O espetáculo aconteceu nos dias 12 e 13 de novembro na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, com uma pequena e inicial mostra do cenário musical contemporâneo, marcado pela diversidade de estilos, gêneros, técnicas e abordagens. “É a oportunidade que me ofereceram de mostrar um pouco de “muitos” que conheci – e venho conhecendo – ao longo de minhas viagens. Estamos cercados de grandes talentos, só precisamos olhar para o lado!”, explica Lenine.

Neologismo criado a partir das palavras cantor + autor, “cantautor” é o termo usado para designar o trabalho de compositores que também se dividem na função de intérpretes de suas músicas. Nesse time entram Bob Dylan, Bruce Springsteen, Caetano Veloso, Chico Buarque, Chico César, Elton John, Gilberto Gil, João Bosco, Maria Gadú, Mosca, Zélia Duncan e Lenine, que ressalta a importância da canção em seu formato mais essencial. “Esses compositores cantantes são figuras históricas fundamentais, como os trovadores e os repentistas. Esses artistas saíam de vila em vila com um instrumento rústico cantando as composições que eles faziam, como repórteres de sua época. Acho que é o que eu faço. A música, as palavras e a relação entre ambas: qualquer pessoa que canta o que compõe é um cantautor”, define.

O fato do cantor e compositor Carlos Posada ter nascido na Suécia é mero detalhe. De alma brasileiríssima, seu primeiro trabalho, “Posada”, veio carregado de sonoridades nacionais – mas que, na verdade, poderiam ter sido criadas em qualquer parte do planeta. Já César Lacerda apresentou as composições de seu disco de estreia, “Porquê da voz”, composto exclusivamente por canções próprias, algumas delas escritas com os parceiros Brisa Marques, Luiz Gabriel Lopes, Luiza Brina e Numa Ciro.

“No palco, sou muito mais feliz”, diz o cantautor Paulo Monarco que prepara repertório com base no EP “Malabares com Farinha”, além de novas composições escritas em parceria com Zeca Baleiro, Celso Viáfora e Dandara. E para finalizar, temos Tó Brandileone, que também integra o projeto “5 a Seco” e vem transitando entre suas canções, composição de trilhas originais para cinema e teatro, turnês internacionais, produção, arranjos e direção musical de inúmeros projetos.

História anterior

Inédita de Lenine no novo álbum de Chitãozinho & Xororó

Mais em novembro . 2013