maio . 2019

Lenine no livro Vozes do Brasil, de Patricia Palumbo

São Paulo

Um violão percussivo, rítmico, pleno, amplo, que ele mesmo chama de 'sujo', exemplo e referência para os mais jovens.

Em nova edição revista e ampliada, o livro “Vozes do Brasil: entrevistas reunidas” (Edições Sesc São Paulo) apresenta um pouco da vida e da obra de nomes da MPB por meio de entrevistas realizadas pela jornalista Patricia Palumbo, que há mais de vinte anos comanda o programa de rádio homônimo e acompanha a cena musical do país. Os textos compilados trazem ao leitor um panorama musical contemporâneo.

“O livro Vozes do Brasil: entrevistas reunidas, mais do que espelhar as transmissões de rádio, aprofunda as reflexões originadas da relação entrevistador-entrevistado, que não seriam possíveis nos espaços, em geral limitados, das emissoras. A habilidade em conduzir tais encontros desvela, por meio das incitações jornalísticas, momentos e narrativas únicos da história da música brasileira”.

Danilo Santos de Miranda, Diretor Regional do Sesc São Paulo

 

Revolucionário pernambucano. Um socialista que aprendeu por intermédio do seu pai, aos 8 anos, a conexão do divino através da música. Antropofágico, brasileiro, canibal, louco pelo mar e por orquídeas. Dono de um violão sem igual na música brasileira. Um violão percussivo, rítmico, pleno, amplo, que ele mesmo chama de ‘sujo’, exemplo e referência para os mais jovens. Lenine se diz irrequieto e admira seus pares irrequietos solitários. Todos em movimentação. Ele é um compositor compulsivo que tem uma estranha relação com as canções já criadas. Um cantautor muito crítico consigo mesmo como intérprete. Se não é verdade, não faz. Fizemos esta entrevista numa casa no bairro de Laranjeiras, Rio de Janeiro. Conversamos na cozinha, sempre o melhor lugar. Lenine é verborrágico, o que facilita a vida da entrevistadora, que só precisa conduzir a conversa. Foi muito rico. Colorido como é o som do Lenine, cheio de informações preciosas. – Patricia Palumbo.

 

 

Ficha Técnica:

Vozes do Brasil: entrevistas reunidas (2ª edição revista e ampliada)

Autora: Patricia Palumbo

Edições Sesc São Paulo

2019

 

História anterior

Lenine Em Trânsito | Brumadinho MG

Mais em maio . 2019
Próxima história

Lenine Em Trânsito | Guarulhos SP

Mais em São Paulo