abril . 2014

Encontros Socioambientais – Cáceres (MT)

Cáceres

O representante da tribo Gavião dentro do Pacto das Águas carrega um tanto da história e da dinâmica da região (Amazônia matogrossense, no limite do Arco do Desmatamento) em seu nome:

– Me chamo Josias Cebirop da Silva. Esse nome herdei do meu pai, que foi registrado por um seringalista que acredito que tinha esse sobrenome. Govehj Pohv é o meu nome na minha língua, que significa reba

A integração natural (apesar de muitas vezes conflituosa) entre índios e seringalistas, a ideia de arrebanhar, agrupar, presente em seu nome indígena – mais que a revelação em síntese da estrutura social daquele local, mostra-se aí a própria vocação que Josias viria a desenvolver. Ele atua junto ao Pacto das Águas, numa ponte entre o conhecimento acadêmico (que ele detém) e o empírico (que carrega quase que entranhado na pele e no DNA).

– Vim de uma linhagem de zavidjajehj caciques. Meu avó materno e paterno eram os líderes mais respeitados e admirados que o nosso povo Gavião já teve. Essa liderança durou ao longo dos anos, até que eles decidiram passar essa função ao meu pai, quando ainda era bem jovem. Segundo ele tinha mais ou menos 15 anos de idade – conta Josias.

Saiba mais sobre o Pacto das Águas: unindo povos indígenas, seringueiros e agricultores familiares (grupos antes inimigos dentro da lógica de disputa de terras), o projeto busca construir um modelo sustentável de uso das florestas no noroeste da Amazônia matogrossense, incluindo o estímulo à certificação orgânica e à comercialização dos produtos florestais pelos próprios produtores.

Projeto anfitrião

Bichos do Pantanal – www.bichosdopantanal.org

Do sonho de apoiar a população local no ordenamento do turismo e no desenvolvimento de outras atividades econômicas, que ocorram em equilíbrio com a conservação do patrimônio natural do município, nasceu o Bichos do Pantanal. O projeto atua para ampliar o conhecimento e a preservação de espécies como a ariranha, a lontra, aves, peixes e a onça-pintada.

 

História anterior

Encontros Socioambientais – Rio Grande (RS)

Mais em abril . 2014
Próxima história

Encontros Socioambientais – Parintins (AM)

Mais em Cáceres