Lenine participou na manhã de hoje do evento “Pernambuco no clima”, reunião de especialistas brasileiros e estrangeiros em busca de soluções sustentáveis para a cidade do Recife. Economia verde, mobilidade urbana e cidades inteligentes foram alguns dos temas abordados no encontro, realizado por organizações não governamentais, empresas e instituições públicas com apoio da Prefeitura do Recife e do Governo do Estado.
A canção “Quede água?” – gravada no disco Carbono – abriu o evento, que também contou com a participação do governador de Pernambuco, Paulo Câmara; o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier; a editora da revista Clima Business, Luciana Nunes, o prefeito do Recife, Geraldo Júlio; o presidente da Chesf, José Carlos de Miranda; o consul geral dos Estados Unidos, Richard Reiter; e o empresário João Carlos Paes Mendonça. A música é um alerta para a situação atual do planeta e o futuro, com a escassez e a possibilidade de “destruição de todas as espécies por uma só espécie, a humana”, como afirmou o artista.
Lenine relatou a experiência de rodar todo o país para conhecer mais de 70 projetos socioambientais em 12 Estados no ano de 2013. A turnê intitulada “Encontros socioambientais com Lenine – música e sustentabilidade numa só nota” mostrou que existem soluções possíveis, e que estas organizações não podem seguir invisíveis para o restante do país e do mundo.
Colaborador de projetos como SOS Mata Atlântica, Tamar, Witness (capitaneado pelo músico e defensor dos direitos humanos Peter Gabriel), Rain Forest Alliance, ONU, WWF, Projeto Albatroz Brasil, entre outros, Lenine comemorou a iniciativa do encontro “Pernambuco no clima”:
– Pra mim é muito esperançoso ver tanta gente de diversas áreas em torno da questão do meio ambiente. Independente da área de atuação, esta questão precisa ser pensada de maneira global.